Stop #SOPA / #PIPA   Stop #PL118   Stop #ACTA
Segunda-feira, 12 de Abril de 2010
Apple vs Adobe - Fight!

aqui falei da alteração que a Apple fez à licença do SDK do iPhone OS 4 (a já famosa "Section 3.3.1"), que inibe a utilização de outras linguagens que não aquelas que a Apple exige.

 

A verdade é que tem havido opiniões para todos os gostos e estou curioso com o caminho que isto vai levar, isto no dia em que é lançado o CS5 da Adobe.

 

Deixo alguns links:

 

David Rodrigues (-) | John Gruber (+) | Corey Johnson - Open Letter (-) | Louis Gerbarg (+)

 

 

Curiosamente, todas as demos apresentadas no vídeo de apresentação do CS5 são feitas num MacBook Pro, mas a Adobe teve o cuidado de aplicar uma case preta ao portátil, ocultando a marca e modelo do portátil.

 

Abobe

 

Como diz o Jason Snell da Macworld, a Apple está a entrar em guerra com o mundo (Developers, Google, HTC, Nokia, etc.). Bem sei que a Apple é uma empresa privada, cujo objectivo é a obtenção do lucro e que não estamos a falar de uma instituição de caridade (como diz o próprio Jason Snell) e por isso, algumas decisões da Apple são compreensíveis (mesmo que não se concorde), uma vez que se destinam a desenhar o futuro que a companhia vai seguir nos próximos tempos. Por outro lado, volto a colocar uma pergunta muito simples:

 

Porque razão, eu, o utilizador comum, que pagou o que pagou por um smartphone, não posso ter aplicações alternativas ao browser, ao mail, etc? Afinal de contas, mesmo existindo uma aplicação de mercados e cotações nativa, a Apple nunca reprovou a aplicação da Bloomberg. É uma pergunta e um exemplo muito simples e que ainda não vi a Apple responder, apesar de todas estas guerras!

 

Aliás, ando a pensar juntar um conjunto de exemplos de aplicações que a Apple aprovou e replicam aplicações ou funcionalidades originais do iPhone e enviar para o Steve Jobs. Afinal, o homem parece que nos dias que correm lê e responde a mails. Será que responderá a essa questão?

 


Categorias: ,

publicado por Phil às 17:12
link do post | comentar |

Partilhar

17 comentários:
De tiagotex a 12 de Abril de 2010 às 18:04

Deixo um link que coloquei hoje no Twitter.


Sorry, Adobe, you screwed yourself (http://innerdaemon.wordpress.com/2010/04/10/sorry-adobe-you-screwed-yourself/)


http://innerdaemon.wordpress.com/2010/04/10/sorry-adobe-you-screwed-yourself/


De Phil a 12 de Abril de 2010 às 18:10
São tantos os posts sobre este assunto, que é preciso seleccionar. E sim, vi esse link também! ;)


De Diogo Pinto Flórido a 12 de Abril de 2010 às 19:23
A resposta para a tua pergunta é simples, a Apple quer que uses as aplicaçoes deles e ponto. Se não concordas muda de telemóvel... geez


Já se percebeu que a Apple tem estas manias, mas eu falo por mim quando digo que nos produtos que tenho da marca não me desapontam quando preciso de usá-los e secalhar as diferenças para as outras marcas são estas "manias".


Volto a dizer, se realmente achas que estás preso como utilizador comum e queres instalar tudo o que te dá na gana, muda de marca. Pelo que percebi tens um iPhone 1st Gen. Não sei se te lembras mas quando saiu não haviam aplicações nenhumas para o teu smartphone.


De Phil a 12 de Abril de 2010 às 19:46
O problema não ter que usas as apps da Apple! A questão é poder escolher e haver concorrência para poder usar a melhor app! Se as da Apple forem melhores, tudo bem...senão uso as alternativas e a Apple se cria mesmo as melhores opções não devia temer a concorrência!

Quanto ao iPhone é o 3G e não o de primeira geração!


De Diogo Pinto Flórido a 12 de Abril de 2010 às 20:06
De qualquer forma volto a dizer, se não estás contente, salta fora. Eles fizeram um bom trabalho, na minha opinião, com a aplicação Mail e EXCELENTE no caso do Safari mobile.

Para quê outro browser se no fundo são todos baseados no Safari... Ah e a Mail app vai ser actualizada agora no iPhone 4.0

Como consumidor comum, tens o poder de escolha no acto de compra de um equipamento.



De Phil a 12 de Abril de 2010 às 21:53
Então vou-te colocar a questão nestes termos...no computador, que browser utilizas?


De Diogo Pinto Flórido a 12 de Abril de 2010 às 22:32
Safari, faz tudo o que preciso e com rapidez. O Firefox é meio lento em Mac, o Chrome ainda não está num estado usável na minha opinião.

A experiência de um desktop tem pouco a ver com a que tens num telemóvel. Acho muito bem que se tente controlar a qualidade num telemóvel para que o utilizador saia a ganhar.

Porque achas que a Apple não quer Flash no iPhone? Porque no meu caso e no caso de muita gente, é a única coisa que me faz crashar o Safari de vez em quando.


De Phil a 12 de Abril de 2010 às 22:50
Respondeste exactamente o que eu esperava...

Conseguiste dizer que o Firefox é mais lento e que o Chrome é muito instável..e por isso, usas o Safari...

Analisaste a concorrência e continuaste a usar o browser default. Não consegues responder da mesma forma no iPhone.

O que acontece no iPhone (e nem no Windows isso aconteceu, com o caso do IE e a justiça actuou) é que a Apple fecha-te a possibilidade de instalares alternativas. E com isto não quer dizer que o Safari seja mau ou que o Mail app seja mau...agora, eliminar a concorrência desta forma, tem vários nomes e não tenhas dúvidas que não terei problemas em mudar!

Mas, apesar de tudo, estou contente com o desempenho do iPhone. Agora, estes critérios da Apple não fazem qualquer sentido. Se a Apple tivesse preocupações com os utilizadores, teria aceite o Google Voice, que é uma aplicação que nada tem a ver com estas confusões com o flash e afins e mesmo assim não foi aceite e muitos utilizadores nos EUA desistiram do iPhone por causa do Google Voice. Foram na altura para o Droid e para o Nexus One. Afinal, hoje o Google Voice existe como WebApp e a Apple nada pode fazer contra isso.

Também lamento que a Apple não tenha uma preocupação maior com a qualidade das Apps. Consegue dizer que o Porn é mau, mas se for a Playboy, já pode ser. Consegue dizer que uma app XPTO não tem utilidade, mas a App dos Peidos, sim senhor, pode ficar.

É esta dualidade de critérios que me deixa desiludido e se não existir este espírito crítico, a Apple pode correr o risco de estar a criar uma bomba-relógio que lhe pode estoirar nas mãos.


De Diogo Pinto Flórido a 12 de Abril de 2010 às 23:02
A Apple não é uma democracia, e acho que esta história de que TEM de haver concorrência é uma mania dos americanos de que tem de haver liberdade em tudo. Se a Apple quer fazer o seu negócio assim deixem-nos fazer. Eu como utilizador não me sinto prejudicado e acho que quem se sente deve mesmo mudar, e eu insisto nisto porque já começa a enfadar a quantidade de tempo que se perde a discutir estas políticas das Apple. Até parece que é um governo ditatorial.

No que toca à qualidade das apps tens razão, encontro poucas que realmente gosto, agora o resto, passa-me ao lado.

Queria chamar à atenção que isto não é uma saga contra ti ou algo do género, só que ultimamente tens falado bastante sobre estes temas no blog e quis expressar o meu ponto de vista.


De Phil a 12 de Abril de 2010 às 23:23
Mania dos Americanos? Não!

Chama-se Mercado livre e liberal.

Recordo que o processo contra a Microsoft, por causa do IE, também decorreu na União Europeia.

Já agora...não é bom teres a possibilidade de escolher entre a Zon e o Meo? Não é chato, olhares para a EDP e não ver concorrência, apesar de o mercado já ter sido liberalizado?

Ainda bem que surgiu o Android e ganhou uma quota de mercado interessante. Ainda bem que os Blackberry mantém a sua força. Só assim, com concorrência, o mercado se desenvolve e nós, utilizadores ficamos a ganhar.

Agora, as autoridades ainda não cairam em cima da Apple por causa disto porque:

1 - Ninguém apresentou queixa (faz-me confusão ver as empresas concorrentes fazerem muito ruído, mas não formalização nada).
2 - A Apple não tem e nem vai ter uma posição dominante no mercado, seja nos desktops, seja nos telemóveis.

Apesar de tudo, o iPhone OS não é o Windows.

Lamento que tantas críticas sejam feitas à Microsoft só porque sim e perante situações com alguma semelhança, a Apple tenha um apoio quase cego, o que me preocupa.

Já o disse...se queremos uma Apple melhor, temos que ter espírito crítico e construtivo. Agora, fazer a vénia ao senhores de Cupertino e levar cegadamente com tudo...desculpem, mas não é a minha forma de estar.

De qualquer forma, a discussão está a atingir estes níveis, porque me parece que a divisão de opiniões que se gerou, é um factor bem demonstrativo de que é algo que não pode ser tratado de ânimo leve.


De Diogo Pinto Flórido a 13 de Abril de 2010 às 00:07
Sim existe um mercado livre e liberal, isso eu sei, o que não concordo é que tem de ser tudo liberal. A loja de aplicações é da Apple e os developers fazem dinheiro através da mesma. Porque é que a Apple a tem de abrir da forma que tu e outros defendem? Estão a ir contra alguma lei do mercado ao fazer isto? Se sim desconheço, e não concordo.

Não é por a App Store ter esta política que o iPhone deixa de evoluir, muito pelo contrário, mais uma ou duas versões do iPhone OS e este terá tudo o que se pede. A Apple tem evoluído o iPhone de forma a enfrentar.

Eu acho que se estás comparar coisas muito diferentes, não vejo relação entre a Meo e a Zone, e eu ter ou o Safari ou um Opera no iPhone. A store é deles, eles deixam passar as aplicações que querem.
Já agora digo mais uma coisa, o tal mercado aberto do Android, pelo que leio, é muito bonito no papel, mas depois as aplicações são piores que no iPhone e o sistema não é tão estável. Logo por aqui perdem força os argumentos da "abertura"


De Phil a 13 de Abril de 2010 às 00:31
A questão não é comparar coisas diferentes. É tentar perceber a diferença entre poder escolher e não poder escolher. Oferecer alternativas e esse é o cerne da questão.

E quanto ao Android...bom, com o mal dos outros posso eu bem, porque eu também já disse que eu consigo aceitar a existência da App Store e que seja tudo o mais uniforme possível em nome da qualidade. O problema (e já me começo a repetir) é a dualidade de critérios e os critérios demasiado fechados.

Que haja regras...muito bem...força...mas, a Apple não consegue ser coerente com as regras que ela própria impõe. E isso, não vi rebatido...


De Papao a 12 de Abril de 2010 às 23:16
Eu sou plenamente de acordo com as politicas da Apple!

E como já alguém disse no blog, quem não está satisfeito, não compra o iPhone...

Já muito se discutiu o problema do Flash e, para mim, não faz qualquer sentido a Apple ceder à pressão de deixar correr Flash. Toda a gente sabe que Flash tem uma boa potencialidade, mas que, no fundo, é uma má aplicação. Basta ver o tempo de bateria com que o portátil fica quando estamos num "joguinho" flash. Já para não falar no computador "super" potente que somos obrigados a ter se quisermos jogar "Farmville"... Simplesmente não faz sentido.

A Apple desde SEMPRE que teve politicas deste género. Eu faria o mesmo, ou pior, se fosse dono de uma empresa como a Apple.


De Phil a 12 de Abril de 2010 às 23:30
Repara...aqui o problema nem é o não correr o Flash, como plugin. Parece-me que aí estamos todos de acordo.

O que a Apple fez foi rever a licença de desenvolvimento e retirar a possibilidade das Apps para o iPhone OS serem desenvolvidas noutras linguagens. Nós sabemos que o alvo é o flash e a Adobe, mas a Apple decidiu ser ainda mais fundamentalista.

E também não percebo porque razão se diz agora, de boca cheia que a Apple sempre teve políticas deste género, quando foi a inclusão do IE e do Office da Microsoft que ajudou a recuperar a companhia e eu, no meu Mac OS X, como utilizador, ainda tenho capacidade de decidir o que instalo e deixo de instalar, sem necessidade de passar por uma App Store onde só está o que a Apple quer ou pelo menos, não está lá, o que a Apple não quer.


De DavidR. a 13 de Abril de 2010 às 09:59
Comecei a escrever um comentário aqui, mas ficou tão longo que decidi transformá-lo em Post no SPP:

http://sixhat.net/2010/04/13/c-c-ou-objective-c/

Um abraço.


De Phil a 13 de Abril de 2010 às 10:47
Já tinha lido! ;)

E naturalmente que subscrevo.


De Danilo Barros a 19 de Abril de 2010 às 16:45
Colega, a questão não é bem essa. A Apple não libera as fontes de seu sistema e não criam um guia de boas práticas de desenvolvimento para seus Macs. Sendo assim fica dificil produzir um software que tenha 100% de aproveitamento em seus hardwares ocasionando esse tipo de problema.

Agora a Apple vai pagar pela sua decisão, pois imagine só se a Adobe descontinuar a sua Suite de desenvolvimento gráfico para Macs em retaliação a essa atitude?

Estou falando isso porque o maior público alvo atual da Apple, são designers e entusiastas pelo equipamento, devido sua estabilidade e consistência.

E sabemos também que essa estabilidade só pode ser obtida porquê os Softwares da Apple são desenvolvidos numa Plataforma controlada de Hardwares. Devido a isso da pra testar todos os bugs possíveis pra todos os equipamentos dela.

Agora imagine a Microsoft que com o Windows, possui uma gama com inúmeros fabricantes de hardwares, drivers etc… e ainda assim na atualidade consegue fazer rodar suficientemente bem seu sistema comparado ao Mac OSX.

A prova disso está quando você compra um Dell que possui uma das melhores plataformas de hardware pra Windows. É só você usar e ver que é tão bom e tão rápido e estável quanto um Apple.

Tirando também que o preço aplicado pela Apple em seus produtos é extremamente acima do mercado, comparado a outras plataformas concorrentes.

Ja utilizei Apple, gosto do material e do sistema em sí, mas não torno ele primordial para minha vida profissional.

Proibir o usuário de escolher se quer ou não usar um aplicativo é burrice do senhor Steve Jobs.

Eu desenvolvo em Flash, sou Designer e sei que o HTML5 está longe de possuir o poder atrativo na Web que o flash hoje na atualidade possui. E também a flexibilidade na construção de layouts. O HTML5 é bastante engessado nessa questão.

E também a briga não está apenas com a Adobe, e sim com a Google que lidera o mercado mundial na web. A Apple com essa decisão também prejudica a Google com isso.

Imagina se a google em retaliação também remove o codec H.264 do Youtube. Ja era Macintosh.

Já que a intenção do Steve é remover o Flash de todas as plataformas Mac, logo logo isso poderá acontecer. É uma probabilidade.

No mais é isso ai. No mercado atual a arrogância tem preço. Resta saber se a Apple vai querer pagar por ela.


Comentar post

 
 
Próximos Eventos
TEDxCascais

18 de Fevereiro de 2012
Cascais, Portugal
Casa das Histórias de Paula Rego
comentários recentes
Não te consigo recomendar UM site...mas há pouco t...
Ahh... Não reparei no "fica para outra oportunidad...
Atenção...eu não fiz um time-lapse. Infelizmente, ...
E já agora, como fizeste o time-lapse? Gravaste as...
Lá estás tu a ser piegas :P
mais comentados
Arquivos
2012: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
2011: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
2010: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
2009: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
2008: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Categorias

internet(297)

tecnologia(276)

apple(256)

culto(219)

vídeos(210)

sociedade(196)

fotografia(167)

televisão(150)

vidas(144)

viagens(116)

cinema(110)

música(94)

política(88)

blog(59)

pessoas(50)

podcast(47)

economia(44)

séries tv(44)

desporto(43)

jogos(42)

todas as tags




Creative Commons License
CC 2008-2011 iPhil